Reabilitação Oral

Com o passar dos anos, o desgaste, retrações e alinhamento dos dentes, quando não houve nenhum tipo de tratamento, mexem com a saúde bucal, podendo levar a medidas mais extremas como as restaurações ou extrações.

Os casos complexos, com perda de muitos dentes, promovendo movimentações dentárias indesejadas e até provocando alterações na face, exigem uma abordagem multidisciplinar. Nossa equipe reúne diversos profissionais a fim de proporcionar o melhor de cada especialidade.

Na Advanced Odontologia integramos várias áreas odontológicas, para cuidar da sua saúde bucal e revitalizar a beleza do sorriso de cada paciente, proporcionando bem-estar, conforto e autoestima.

Agendar consulta

Quais tratamentos fazem parte da Reabilitação Oral?

A Periodontia é a primeira especialidade que irá atender o paciente, assim que esse inicia um tratamento reabilitador, pois seu objetivo é o de cuidar e tratar das doenças e inflamações que atingem dentes, gengiva e ossos.

Após o fim do tratamento periodontal, as demais especialidades são selecionadas conforme a necessidade de cada paciente, podendo envolver endodontia (tratamento de canal) ortodontia, implantodontia e, ainda, somados a reabilitação estética, como as lentes de contato dental e/ou facetas dentais.

A Reabilitação Oral só é feita com implantes?

Não. Apesar dos implantes dentários serem a melhor alternativa, para a reposição dos dentes ausentes, pois possui mais resistência e estabilidade, devolvendo cerca de 90% da função mastigatória em relação às outras próteses, há casos em que a cirurgia não é uma indicação pela história médica do paciente. Nesses casos em que não podemos submeter um paciente à cirurgia, por uma contraindicação, trabalhamos com outras alternativas de reabilitações como próteses totais ou parciais, sendo fixas como as “pontes” fixas ou removíveis, como os com “grampos”.

Uma reabilitação oral, nem sempre envolve o uso dos implantes dentários, pois existem reabilitações com pacientes completamente dentados, que sofreram algum tipo perda na quantidade de estrutura dentária, como nos casos de bruxismo severo. O apertamento ou o ranger dos dentes, como no bruxismo, causa desgastes dentais, reduzindo o tamanho dos dentes a mais da metade de seu comprimento original, causando dor, perda de função, comprometendo a estética do sorriso e até envelhecimento precoce da face. Assim, uma reabilitação oral através do uso de aparelhos ortodônticos, coroas sobre dentes, facetas dentais, placas de proteção para os “novos” dentes e algumas vezes, o uso de botox para diminuir a tensão muscular, devolvem ao paciente: função, estética e autoestima.

Pessoas que não possuem nenhum dente, colocam quantos implantes dentários? O tratamento demora muito?

Pacientes desdentados totais, não requerem colocar um implante para cada dente perdido. De forma geral, para a maxila são instalados de 6 a 8 implantes e na mandíbula, de 4 a 5 implantes, conforme cada caso. Nesses inclusive, podemos submeter ao tratamento que chamamos de carga imediata, que é quando instalamos todos os implantes em um único tempo cirúrgico e reabilitamos com próteses definitivas entre 3 a 7 dias. Há outros casos, que a ausência por um longo tempo, necessitam de um enxerto ósseo prévio aos implantes. Cada caso deve ser analisado através de um exame clínico e radiográfico (por tomografia computadorizada), para propormos a melhor de reabilitação.

Outros Tratamentos

Agende a sua consulta

Preencha o cadastro e receba as informações completas sobre o seu agendamento.

    Left Menu Icon
    Right Menu IconAgendar consulta